Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Mudança e transformação social no século XX

Quando fala se fala sobre transformação social no Brasil,aplica se um termo modernização por que nossa sociedade precisou passa por uma modernização para vim a transformação.
Principais revoluções no Brasil no século XX Revolução de 1930 - na tomada do poder por Getulio Vagas. Mesmo autoritária no encaminhamento das questões sociais e econômicas, procurou desenvolver uma infra-estrutura necessária ao processo de industrialização que se projetava. Mesmo excluindo trabalhadores implantou a legislação trabalhista podemos observar modo de vida é de uma sociedade industriada e outros, principalmente rural, a realidade é de pobreza.
O processo produtivo industrial foi modificado com a modernização da indústria, criando uma maneira de produzir mais com poucos trabalhadores,mesmo não criando novos empregos, foi uma globalização que nos atingiu em cheio.
que existe até hoje.
Revolução de 1964 - Desencadeado por um golpe liderado pelos militares que derrubou o governo constitucional de João Goulart. Os movimentos sociais de trabalhadores do campo e da cidade ganharam muitos direitos.
Por: Carolina Fernandes

Um comentário:

  1. MUDANÇA SOCIAL. É toda a transformação, observável no tempo, que afecta, de maneira que não seja provisória ou efémera, a estrutura ou o funcionamento da organização social de dada colectividade e modifica o curso da história. É a mudança de estrutura resultante da acção histórica de certos factores ou de certos grupos no seio de dada colectividade.
    Mudança social serve para justamente o que propoe o termo, ou seja, transformar a sociedade de forma que mude o seu cenário significativamente.

    As relações sociais tudo tem a ver com a mudança social, pois é através dessas mudanças que a relação social vai ser caracterizada.
    Na história da humanidade vimos que as relações sociais são diferentes a cada vez que vai se edificando as transformações sociais. Ou seja, modifica-se as relações de poder. No período feudal por exemplo, os latifundiarios eram considerados os maiorais e a burguesia era pouco valorizada . Com a revolução industrial, que foi uma transformação social, a burguesia ganhou status, portando começando a ser a nova classe dominante.

    ResponderExcluir